Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

A importância do pré-natal odontológico

A importância do pré-natal odontológico

Sabemos que, durante a gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras transformações para estar apto a abrigar e dar condições ideais de desenvolvimento para o feto. Também, sabemos da importância de estarmos cuidando de nossa saúde bucal diariamente, porém, ainda hoje, poucas são as gestantes que já se conscientizaram sobre a influência que sua condição bucal exerce sobre o desenvolvimento de seu bebe.

As evidências científicas já comprovaram que existe grande correlação entre a saúde bucal da gestante e a saúde sistêmica - geral - de seu filho. A gengivite, por exemplo, quadro no qual há inflamação e sangramento gengival, ocorre com maior frequência nas gestantes, uma vez que seus tecidos periodontais estão mais susceptíveis a inflamarem, mediante aumento dos hormônios progesterona e estrogênio, a partir do acúmulo de biofilme dentário – película formada por restos de alimentos.

A sensibilidade estomacal, muito comum durante a gestação, faz com que as mulheres diminuam a quantidade de alimento ingerido em cada refeição, mas aumentem a frequência com que se alimentam. Geralmente, há aumento do consumo de carboidratos e açúcares, devido aos famosos desejos, deixando as mamães mais propensas a desenvolverem a doença cárie.

Não obstante, juntamente com o processo de desenvolvimento do maravilhoso barrigão, ocorrem também alterações no padrão respiratório das gestantes, de modo que essas passam a respirar mais pela boca, desenvolvendo a respiração oral. Isso desencadeia maior grau de inflamação gengival e, secundariamente, maior incidência de parto prematuro, associado com baixo peso do bebê ao nascer. Ao nascerem prematuros, essas crianças são imensamente prejudicadas quanto ao desenvolvimento dos tecidos dentários. O esmalte, por exemplo – tecido mais superficial que recobre todos os nossos dentes – será mais poroso, sendo, também, mais suscetível à cárie dentária.

Hábitos nocivos como o tabagismo e etilismo materno são fatores que aumentam a chance de aborto espontâneo e parto prematuro. Ademais, nos casos de nascituro, os bebês são mais sujeitos a apresentarem síndromes orais, fendas palatinas e grande dificuldade durante o processo de lactação. Tanto o tabaco, quanto às bebidas alcoólicas prejudicam, não somente o volume, como também a composição, a qualidade do leite produzido, podendo desencadear o desmame precoce e maior risco de doenças respiratórias e imunológicas em seu filho.

Por isso, é importantíssimo que o pré-natal odontológico também seja realizado, em conjunto com o pré-natal obstétrico, através de, pelo menos, três consultas, durante a gestação. Assim, poderemos garantir saúde e qualidade de vida não somente para as mamães, mas também aos bebês.

A Rennovar está preparada para te fornecer todo suporte, atenção e cuidado que você precisa. I care!

Dra. Carol Assis