Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Saúde bucal começa na infância. E pode ser leve e divertido aprender!

Saúde bucal começa na infância. E pode ser leve e divertido aprender!

É muito importante construir nas crianças bons hábitos de higiene bucal, que perdurarão até a vida adulta! Uma rotina de escovação e uso do fio dental deve começar logo que nasce o primeiro dentinho e precisa ser diária, afinal, dente de leite também está sujeito à cárie e outras doenças.

No início, criar esse novo hábito pode ser difícil para algumas crianças, mas é possível, de forma simples, estimulá-las de forma leve e divertida.

- O primeiro passo é fazer com que a criança se sinta confortável com o ambiente, conseguindo alcançar a pia - mesmo que com ajuda de um banquinho - e se vendo no espelho.

- O diálogo é muito importante! A criança precisa saber o que vai acontecer e o motivo da escovação precisar ser feita.

- Já ouviu a expressão “a paciência é uma virtude”? Hora de aplicar na prática! Não use o medo como moeda de troca. Ameaçar a criança falando que vai ter bichinhos no dente ou que se não escovar vai ter que ir ao dentista só gera menos vontade de realizar a ação!

- Faça ser divertido com músicas sobre o tema, brincadeiras e desafios. Mostre que essa tarefa é boa e prazerosa.

- E por último, mas muito importante, escovem os dentes juntos, mostrando para os pequenos que é preciso escovar os dentes e usar fio dental, e que essa é uma tarefa de todos na casa.

Agora que você já sabe como iniciar esse novo hábito, deve estar se perguntando “mas qual é a escova e a pasta correta? Como essa escovação deve ser feita?”. Essas e outras dúvidas podem ser tiradas no acompanhamento odontopediatrico regular, que vai conferir e garantir que os dentes estejam se desenvolvendo corretamente. Mas vamos conferir mais algumas dicas:

- Comece deixando a criança brincar com a escova para se familiarizar com o objeto e, depois, faça a higienização completa, até que ela tenha firmeza na mão para fazer sozinha - o que geralmente ocorre perto dos 6 anos. Não escove com força demais e nem rápido demais.

- A escova tem que ter cerdas bem macias, cabeça pequena e arredondada, e cabo longo.

- Não exagere no creme dental, pois a criança pode engolir sem querer. A quantidade correta deve ser de apenas uma “sujeirinha” na ponta da escova, como um grão de arroz. E a pasta deve conter pelo menos 1100ppm de flúor (leia os rótulos e embalagens!) para garantir a proteção contra as bactérias que causam cárie.

Lembre-se de escovar os dentes dos pequenos sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir, após a última mamadeira ou copo de leite! Vamos juntos proteger a saúde bucal das nossas crianças?