Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Política de Privacidade Aceito

Blog

Saiba tudo sobre a harmonização orofacial

Saiba tudo sobre a harmonização orofacial

Neste artigo, vamos explicar o que é a harmonização orofacial e quem é o profissional qualificado para realizar o procedimento. Adiantamos que os resultados alcançados com o recurso podem trazer mais beleza e autoestima ao seu dia a dia. Continue com a gente para descobrir como isso acontece!

O que é harmonização orofacial?

Um tratamento empregado para alcançar o equilíbrio entre as questões funcionais e estéticas do rosto. O cirurgião-dentista é o responsável por conduzir o procedimento. Ele usa técnicas específicas capazes de corrigir imperfeições que comprometem o aspecto do sorriso.

É muito comum, na harmonização orofacial, a aplicação de toxina botulínica (botox), ácido hialurônico, ácido deoxicólico, além da bichectomia. Nenhum dos processos é muito invasivo, e eles compartilham o mesmo objetivo: a correção estética.


Toxina botulínica

O botox é um dos recursos mais comuns no tratamento. A função dele é deixar a pele mais firme. Trata-se de uma aplicação bastante segura, com pouquíssimos riscos de comprometimento motor ou vascular. 

O profissional responsável poderá deixar o rosto mais simétrico, eliminando imperfeições como rugas, sorriso gengival, posição não alinhada da sobrancelha e fazer até o lifting da face (reduzir a flacidez).


Ácido hialurônico

Essa aplicação é muito similar à do botox. O componente trata, principalmente, o chamado “bigode chinês” e reduz o contorno e o volume dos lábios. O ácido também contribui para a harmonização geral entre a face e o sorriso.


Ácido deoxicólico

Aqui, o propósito é cuidar da redução da papada. Mas, além disso, a aplicação promove ótimos resultados estéticos mais gerais.


Bichectomia

O procedimento consiste na retirada de gordura da bichat (bola de gordura localizada na região da bochecha). Para isso, é feito um pequeno corte dentro da boca. Como resultado, a face é afinada, contribuindo, e muito, para a harmonia da face.


Qual profissional pode conduzir o procedimento?

Como já falamos, o cirurgião-dentista tem todo o conhecimento e a formação necessários para realizar a harmonização orofacial com total segurança. Tal direito de atuação do profissional foi assegurado, em decisão liminar, conforme previsão na Resolução CFO-198/2019. A decisão foi tomada em julho de 2020 pelo juiz titular da 8ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, Dr. Francisco Alexandre Ribeiro.

Como contextualização, cabe ressaltar que a área orofacial corresponde à região bucomaxilofacial. Anatomicamente, ela, desde a edição da Portaria CFO-54, de 1975, faz parte da Odontologia, em sua subdivisão de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Portanto, segundo o parecer judicial, a harmonização pode, sim, ser realizada por cirurgiões-dentistas, bem como por alguns especialistas da medicina.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais, já há algum tempo, batalham na justiça o direito de execução do procedimento. Os cirurgiões-dentistas encontraram oposição do Conselho Federal de Medicina (CFM), mas reivindicaram contra a reserva de mercado. Mesmo em se tratando de uma decisão provisória, a decisão liminar significa muito para os odontólogos. 

Agora que você sabe o que é a harmonização orofacial e compreendeu qual profissional pode realizá-la, que tal investir no procedimento? O trabalho, certamente, trará uma dose de autoestima e beleza. Mas atenção: antes de tudo, é muito importante escolher profissionais confiáveis e um ambiente seguro. A Rennovar tem tudo isso! Agende uma avaliação.


Tags: botox